top of page

                    atenção ÀS MULHERES DO TERRITÓRIO

Entreposto

Roda das 
Mulheres 

Guerreiras 
da Gamboa

Mulheres
Multiplicadoras

São movimentos que buscam garantir
mudanças na vida das mulheres que
lhes permitam viver plenamente!

Com o tempo, as crianças que descobriram a Lanchonete <> Lanchonete e inventaram coletivamente este espaço de convivência e possibilidades de relações saudáveis, começaram a trazer suas mães, tias, avós, irmãs, todas também curiosas por conhecer o movimento do qual suas crianças faziam parte.

 

Como tudo aqui é construído e inventado coletivamente e a partir das necessidades e interesses da comunidade, conformou-se então uma agenda de práxis e gestos direcionados em atenção às mulheres do território.

2023

Começam os encontros do projeto ERVAS DOS SABERES que tem por objetivo promover trocas sobre ervas e medicinas de quintal. Todas as quintas-feiras, moradoras do território compartilham seus conhecimentos sobre compostagem, ciclo da terra, cultivo de ervas em canteiros e seus benefícios para saúde.
Estamos contando com a orientação de Renan Braga, @organicamateria. Depois do projeto Sabores dos Saberes, agora damos continuidade para a produção de um segundo livro que aborda os saberes ancestrais das ervas.

 

2022
Instalamos na nossa Cozinha EcoAfroAfetiva a CANTINA que oferece a média de 100 refeições dia para as crianças, seus familiares e equipe da Lanchonete.

Mantivemos o movimento das Mulheres Multiplicadoras de Cuidado consigo, com sua família e com sua comunidade para conquista de Territórios Saudáveis e iniciamos o projeto TRANSBORDA de arte terapia através da prática do bordado.  

LUTA PELO DIREITO À MORADIA é outra frente de
trabalho do nosso coletive em atenção às mulheres do território.​
Incluir na agenda da Lanchonete <> Lanchonete o tema moradia com dignidade como premissa primeira para acesso à
educação,
é premente. A totalidade das crianças que participam da
Escola Por Vir moram em condições muito críticas.
Nosso movimento não pode deixar de olhar para esta urgência
que se constitui estruturante para o cumprimento dos direitos humanes e constitucionais, para o desfrute das potências de
cada ser e para o desenvolvimento de aprendizagens e do pensamento crítico sobre o mundo. 

2021
Ativamos a cozinha das Guerreiras da Gamboa cozinhando 400 quentinhas toda semana para nossa comunidade, uma ação
em resposta a nossa seleção dentro do Edital COZINHAS SOLIDÁRIAS da Gastromotiva integrando agora um grupo de formação e produção de quentinhas e o Entreposto que abastece
de secos e in natura uma média de 70 famílias do bairro com o apoio de Beatriz Grinsztein.

A partir deste conjunto de vivências coletivas surgiu o grupo de Mulheres Multiplicadoras de Cuidado consigo, com sua família e com sua comunidade para conquista de Territórios Saudáveis. Com os princípios deste programa e suas metas de atuação no território em defesa à saúde pública diante da pandemia da COVID19, foram selecionadas no edital da FioCruz no combate à disseminação e propagação do vírus em territórios de conflito.

A gestão e organização do Entreposto é compartilhada com as mulheres do território, com um modelo de gestão mais participativo.

2020

O primeiro gesto foi o Programa de Formação em Panificação e Letramento Literário. No que diz respeito à saúde mental foi criada Roda das Mulheres, em parceria com a ONG CASA DA ÁRVORE.

Criação do Entreposto da L<>L que surgiu a partir da escuta da realidade de insegurança alimentar acentuada ainda mais pela pandemia da Covid-19. As famílias das crianças vinculadas à Escola Por Vir são abastecidas com alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza, máscaras e álcool, fornecidas por parcerias com Fiocruz e Gastromotiva.

 

Sendo assim decidimos organizar um entreposto de alimentos e outros itens para que venham escolher aquilo que lhes falta, levando para suas casas o que necessitam e com a consciência que somos uma rede que se apoia e enfrenta juntes esse desafio.

Confira em 
MORADIA
mais sobre
esse projeto.

  • Providenciar maior entendimento sobre o organismo Lanchonete, seu histórico, valores e premissas a fim de alinhar gestos coletivos aos da L<>L e também entreseus integrantes.

  • Conceituar Território Saudável e compreender a participação das mulheres residentes como multiplicadoras de cuidado com o propósito de contribuir para maior bem estar social.

  • Reforçar protocolos de prevenção e contenção da disseminação da COVID-19 a serem cumpridos por todes participantes dentro e fora do espaço L<>L foi uma grande preocupação no período da pandemia.

  • Compreender protagonismo e liderança comunitária.

  • Conhecer experiências comunitárias lideradas por mulheres em outros territórios, suas histórias e seus desafios.

  • Construir tecnologia social a partir do contexto e urgências locais.

  • Performar liderança em atividades orientadas e/ou inventadas durante os encontros.

  • Documentar, avaliar e alcançar resultados positivos.

  • Sistematizar as práticas ao longo dos encontros para confecção coletiva de uma cartilha para replicação desta circunstância de formação de multiplicadoras de cuidado em outros territórios, como por exemplo, o livro Sabores dos Saberes.

  • Praticar os conceitos abordados na agenda de atividade da L<>L como o Entreposto, a Cozinha Solidária e a manutenção do galpão.

OBJETIVOS

Rua Pedro Ernesto 16 - Pequena África/ Gamboa - Rio de Janeiro/ RJ, 20220-350

 LANCHONETE <> LANCHONETE

bottom of page