casa acervo vivo
O ACERVO VIVO LANCHONETE, disponível neste site, está sediado no novo equipamento cultural da Associação Cultural Lanchonete<>Lanchonete localizado na Rua do Propósito 58, Bairro Gamboa, a CASA ACERVO VIVO LANCHONETE.
Este acervo está fundamentado na valorização e preservação da memória viva das crianças e famílias da Gamboa que participam da construção da nossa organização desde 2016.
Em um contexto de vulnerabilização social, onde as histórias, tradições e vivências das comunidades negras e indígenas são frequentemente invisibilizadas ou apagadas, este acervo resgata e celebra essas memórias através de um acervo de imagens e documentos, destacando as experiências e produções das oficinas de arte e educação.
Além de um espaço físico de registro, este ACERVO VIVO LANCHONETE se propõe a honrar a ancestralidade e o patrimônio cultural afro-indígena, compreendendo a memória como um processo vivo, transmitido oralmente e através das práticas corporais, das afrografias, dos sons, imagens e da capoeira da nossa comunidade.
Se articula à luta pela reparação histórica diante dos prejuízos causados pelo colonialismo no passado e na contemporaneidade à população negra e negra-indígena brasileira. Mais do que guardar, este ACERVO VIVO LANCHONETE pergunta:
Em processo de desenvolvimento entre 2025 - 2026
O que merece ser lembrado?
Quem decide o que se guarda?
Como preservar sem congelar?
Nesse sentido, o acervo vivo Lanchonete não apenas preserva, mas também é pedagógico e fortalece nossa comunidade, promovendo oficinas de letramento racial, oralidade, leitura, informática, ritmo, audiovisual e outras que articulam o aprendizado ao pertencimento cultural e identitário.

Projeto desenvolvido pelo GT habitação para a reforma da Casa Acervo Vivo (2025). Acesse todo conteúdo AQUI.
Inspirado em práticas de autonomia arquivística e tecnologia livre, o acervo utiliza ferramentas digitais de gerenciamento desenvolvidas em código aberto, possibilitando a incorporação contínua de novos registros, a transparência dos processos e a formação de outras comunidades interessadas em criar seus próprios acervos.
As profissionais responsáveis pela organização e curadoria deste acervo atuam com independência e legitimidade, sendo as principais mediadoras entre o território e o público. O espelhamento entre base de dados e website assegura que o acervo seja sempre atualizado e que as escolhas curatoriais permaneçam nas mãos das particpações contínuas que constroem este processo cotidianamente, em diálogo com as famílias e com a Associação.
Ao localizar-se no coração da Gamboa, ao lado de instituições de referência histórica como o MUHCAB e o IPN, a CASA ACERVO VIVO LANCHONETE amplia o legado da Associação Cultural Lanchonete<>Lanchonete na Pequena África, reforçando seu papel como elo entre memórias e tempos distintos: o passado registrado nos museus e o presente vivido na LANCHONETE, promovendo uma perspectiva crítica e atualizada sobre o Brasil contemporâneo.
O alcance territorial deste projeto está além do bairro da Gamboa e busca dialogar nacionalmente, promovendo reflexões e ações que contribuam para a formulação de políticas públicas transsetoriais voltadas ao antirracismo e à reparação histórica.


